segunda-feira, 28 de março de 2011

Origem do Termo "Célula"

1667
Robert Hook utilizou a palavra célula para caracterizar a observação de um pedaço de cortiça que ele havia feito, utilizando um microscópio composto (que contém mais de uma lente), que ele mesmo havia aprimorado a partir da invenção de Hans Janssen.

BIOLOGIA CELULAR

A origem do termo célula
A descoberta das células esteve intimamente ligada à invenção do microscópio. Robert Hooke observava em seu microscópio um pedaço de cortiça, quando elaborou o termo célula. Robert Hooke verificou que tal material era composto por pequenas unidades, cada uma delas representada por uma estrutura rígida confinando ar em seu interior. Segundo a interpretação de Hooke, o aspecto dessas unidades remetia à idéia de um quarto fechado ou cella, daí a origem da palavra.

Na verdade, hoje, sabemos que Hooke não estava observando uma célula, mas a parede celular de um material morto. De qualquer modo, desde então, a palavra célula tem sido usada para descrever as unidades que constituem um organismo.
Microscópio Óptico
Microscópio é o instrumento que serve para ampliar, com a finalidade de observação, a imagem de objetos minúsculos. Os microscópios são intensivamente usados nos mais diversos ramos da ciência, como biologia, medicina, geologia e pesquisa científica em geral.
Microscópio óptico. Também conhecidos como lupas ou lentes de ampliação, os microscópios mais simples são dotados de uma lente convergente, ou sistema de lentes equivalentes. Para facilitar o manuseio e a observação, algumas lentes são montadas em suportes, fixos ou portáteis. A luz é muito importante nesse processo. Os microscópios simples já eram utilizados em meados do século XV, produzidos com lentes suficientemente poderosas para observar bactérias minúsculas.
Um microscópio de luz funciona de maneira muito parecida com um telescópio, mas com algumas diferenças nos espelhos.  Um telescópio deve capturar muita luz de um objeto fosco e distante. Por este motivo, ele precisa de uma grande lente objetiva para captar o máximo de luz possível trazendo-a para um foco brilhante. Como a objetiva é grande, a imagem do objeto forma-se um pouco mais longe. Por essa razão, os telescópios são muito maiores do que os microscópios. As lentes do telescópio ampliam a imagem quando a traz para o alcance da visão do observador.
Ao contrário de um telescópio, o microscópio capta luz de uma área minúscula, de uma amostra bem fina, bem iluminado e que está próximo. Por isso o microscópio não precisa de uma grande objetiva. Essa lente em um microscópio é pequena e esférica, o que significa que a distância focal é muito menor em cada lado. Assim a imagem do objeto é focalizada a uma curta distância e dentro do tubo do microscópio. Essa imagem é ampliada por uma segunda lente, chamada lente ocular, que a traz a imagem para o campo de visão do observador.
Fontes:
1.http://www.vestibular1.com.br
2.Howstuffworks (como as coisas funcionam) - http://ciencia.hsw.uol.com.br
http://campus.fortunecity.com/yale/757/Microscopia.htm

ciências

Célula
Introdução
    As células foram observadas pela primeira vez em 1665 (século XVII) pelo cientista inglês Robert Hooke.
Célula: Em um conceito amplo, pode ser considerada como:
    * A unidade fundamental dos seres vivos.
    * A menor estrutura biológica capaz de ter vida autônoma.
    As células existem como seres unicelulares, ou fazendo parte de seres mais complexos, os pluricelulares.
    No interior de cada célula existem estruturas encarregadas de garantir sua respiração, nutrição, movimento e, se necessário, sua divisão.
    A compreensão da estrutura e do funcionamento da célula implica no conhecimento de sua composição química.
Substâncias inorgânicas que compõem a célula são:
As substâncias orgânicas são:
Água e Sais minerais.
Açucares (carboidratos), gorduras (lipídios) proteínas e ácidos nucléicos.
    Percentuais:
Água 
Proteínas
Açucares
Ácidos nucléicos
Outras substâncias
75 a 85%
10 a 15%
1%
1%
1%
       Dos mais de 100 elementos químicos conhecidos apenas 24 parecem ser essenciais para manter a estrutura e função do organismo.
Elementos principais:
Minerais principais:
Elementos traços:
99,3% do total de átomos.
0,69% do total de átomos:
menos de 0,01%:
H,O,C,N.
Ca, P, K, Na, Cl, Mg, S.
Fe, I, Cu, Zn, Mn, Co, Cr, Se, Mo, Si,F,Sn,V
    A maioria dos elementos estão presentes na forma de íons ( átomos eletricamente carregados)
    A água: É a substância mais abundante dentro e fora do corpo dos seres vivos.
    A molécula da água é formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio.
    A disposição espacial não é linear, eles formam um ângulo de aproximadamente 105o, como mostra a figura.
Essa disposição estabelece na molécula uma zona positiva de um lado e uma zona negativa  do lado oposto (caráter misto 60% covalente 40% iônico).
Uma característica importante e o pequeno volume desta molécula.
PROPRIEDADES MACROSCÓPICAS
Densidade: a água apresenta densidades diferentes entre suas fases sólida (menos densa, flutua) e líquida. Não deixa congelar lagos e oceanos por completo.
Calor Específico: a água possui calor específico muito elevado 1 cal/goC. (Necessita de muita energia para aquecer, por outro lado custa a esfriar. Como a água é aproximadamente 3/4 de um sistema biológico, ela age como moderados térmico. (PROTEÇÃO CONTRA MUDANÇAS BRUSCAS DE TEMPERATURA).
    Calor de vaporização: a água tem calor alto de vaporização. Para passar isotermicamente de líquido a vapor, 37oC, ela exige energia de 580cal/g, isso trás vantagens porque um sistema biológico vai necessitar de muita energia para ser desidratado.
    Outra conseqüência é o uso da água para controle da temperatura corporal. Nos animais homeotermos (temperatura constante), a evaporação de pequenas quantidades de água serve para dissipar o excesso de calor corporal, através da perspiração imperceptível).
Exemplo: Cães  (ofego) Respiração ofegante, rápida, pela boca. 
    Tensão superficial: atrações intermoleculares tendem a manter coesas as moléculas de um líquido. As moléculas da camada externa são atraídas para o centro, e constituem uma espécie de membrana que impede a penetração na massa líquida.
    A tensão superficial da água é alta, e certamente concorreu para a compartimentação biológica, através de gênese da membrana.
    Viscosidade: A água deveria ter alta viscosidade por causa das pontes de hidrogênio, isto seria um fator desfavorável. Mas a viscosidade é muito baixa, acredita-se que isso deve à continua flutuação das pontes de hidrogênio, que fazem e desfazem em 10-11s. A alta viscosidade seria prejudicial as trocas hídricas dos organismos, e no caso da circulação sanguínea, um obstáculo a hemodinâmica.

Moléculas que apresentam essa característica são denominadas moléculas "polares". Moléculas que não apresentam essa polaridade são denominadas "apolares". Ex. lipídios.
Anfipáticas: É uma molécula que tem em um lado carga elétrica ou polaridade e do outro lado ela é apolar.
A polaridade da molécula de água cria a tendência de união com outras moléculas, formando pontes de hidrogênio entre elas.
    A forte atração entre as moléculas de água é denominada "coesão"
    As moléculas de água tendem a se unir a outras moléculas polares. Essa atração entre as moléculas de água e outra substâncias polares é denominada "adesão".
    A água é considerada o solvente universal. Essa propriedade está relacionada com a polaridade da molécula e seu grande poder de adesão. As moléculas do soluto (polar) em contato com o solvente (água), envolve o soluto, separando-se.
    A propriedade solvente da água é importantíssima, pois todos os reagentes químicos contidos dentro da célula estão dissolvidos em água, e todas as reações química celulares ocorrem em um meio líquido.
    As substâncias que se dissolvem na água são denominadas "hidrofílicas" (polares) e as que não se dissolvem são denominadas "hidrofóbicas" (apolares).
    Fosfolipídios: São lipídios unidos a um grupo fosfato.
    A membrana plasmática e todas as membranas celulares são formadas basicamente por duas camadas de fosfolipídios, com proteínas imersas nessas camadas (lipoprotéicas).
    As moléculas dos fosfolipídios tem comportamento particular em relação a água. Uma parte da molécula possui afinidade com a água e outra parte não a possui. Diz-se que as moléculas são formadas por uma cabeça "hidrofílica" e uma cauda "hidrofóbica". Devido a essa propriedade, quando essas moléculas estão completamente envolvidas por água, dispõe-se naturalmente em duas camadas, de modo a ficarem com a parte "hidrofílica" da molécula para fora, em contato com a água, e a parte "hidrofóbica" para dentro. (ESTE FATO EXPLICA A DISPOSIÇÃO DOS FOSFOLIPÍDIOS). A formação de membranas com duas camadas de lipídios assim dispostas é, portanto, um processo natural. Além disso, essa camada de lipídios tendem a se unir em suas extremidades, formando compartimentos fechados. Quando por qualquer motivo, essas membranas são separadas, elas tendem a se unir novamente. Isso explica o grande poder de regeneração das membranas celulares.

terça-feira, 8 de março de 2011

Texto visual para os alunos da 7ª série

  

    Nascido em 1598, Gian Lorenzo Bernini foi um arquiteto, escultor e pintor italiano. Seu pai tambem era escultor e aos oito anos, Bernini começou a aprender desenho. Aos 17 anos criou sua primeira escultura; mais tarde realizou alguns trabalhos com o pai e, 1622, iniciou uma nova fase de sua carreira com a obra Apolo e Dafne, em que privilegiou o dinamismo e a ação.
   Viveu seu momento de glória durante o pontificado de Urbano VII. Mas, quando esse papa morreu, foi perseguido pelo novo chefe da Igreja, que o impediu de continuar na Basílica de São Pedro, seu trabalho predileto. Contrariado, Bernini dedicou-se a outras produções. Com a morte do pontífice, voltou a realizar seu belo trabalho na Basílica. Já famoso e conhecido em toda Europa, passou a ser disputado por monarcas que queriam ser retratados por ele. Morreu em 1680, aos 81 anos, tendo se consagrado como um dos maiores artistas do barroco.

Texto visual para os alunos da 6ª série


   Giuseppe Arcimboldo nasceu em Milão, na Itália, muito provavelmente em 1527, e iniciou seu aprendizado de pintor com o pai. Em 1562 passou a servir nas cortes imperiais de Viena e, mais tarde, de praga, onde permaneceu longos anos.
   Os governantes de Praga eram vistos como simpatizantes do exótico,por isso a obra de Arcimboldo encontrou ali solo fértil par aflorecer.Após a morte de Arciboldo, o interesse por sua obra diminuiu, chegando quase ao esquecimento, talvez pela estranheza que podem causar suas imagens. Apenas a partir do século XX sua arte foi resgatada, recebendo a atenção e o valor que merece.

Texto visual para os alunos da 8ª série


    Michelangelo Buonarroti (1475-1564) foi um dos grandes escultores e pintores do Renascimento italinao.Nasceu em Caprese, mas passou a infância perto de Florença,numa região com muitas pedreiras.Não só o seu pai, mas tambem o marido de sua ama-de-leite eram talhadores de pedra, o que pode ter influenciado seu destino.
    Aos 13 anos, começou a estudar pintura de afrescos e, mais tarde, dedicou-se á escultura e á arquitetura. Trabalhou por dois anos para os Médici, uma poderosa família de Florença, mas passou grande parte da vida em Roma, onde escupiu muitas de suas obras, como Baco,Pietá e Moisés.
    Michelangelo trabalhou ainda para sete papas, e a mando deles fez obras grandiosas, como a pintura de várias cenas bíblicas no teto da Capela Sistina. A cena que vemos aqui é a mais famosa delas -o momento em que Deus cria o homem, à sua imagem e semelhança.

terça-feira, 1 de março de 2011

Texto para ser trabalhado com os alunos da E.M.E.F PEDRO IZÍDIO DE OLIVEIRA

AUTOBIOGRAFIA

MINHA VIDA

      Meu nome é Fábio. Tenho onze anos. Moro na rua Dom. Miguel, Nº 224, bairro Nova Petrópolis. Tenho três irmãs: Gislaine, Elaine e Rosilaine.
       Eu gosto muito de andar de bicicleta, correr fazer ginástica, enfim, movimentar-me. Mas também gosto de estudar para passar de ano livre. Ás vezes fico triste quando acontecem coisas erradas comigo, mas procuro imediatamente concertá-las. Como todos os meninos e meninas, tenho um amigo de quem gosto muito. O meu é o César, um grande amigo que eu até recomendo a vocês. Conversamos sobre desenhos e sobre assuntos do dia-a-dia, aliás, ele é o melhor desenhista com onze anos que eu já conheci. È um grande amigo.
      Minha casa é muito velha, apesar da aparência, mas as aparências enganam. Ela tem duas garagens onde cabe seis carros,bastante espaço para o jardim. È grande mas é mal dividida. Como eu já disse, ela é velha e tem furos no teto da cozinha que viram goteiras quando chove. Eu gostaria que ela fosse nova e feita pelo meu pai,quer dizer,uma casa do jeito que a gente gosta. Meu pai é dono de uma loja de automóveis. Mamãe é dona de casa muito ativa e disposta.  Eu converso muito com papai e mamãe sobre as coisas que eu quero saber e não sei e sobre acontecimentos diários. Eu nem preciso afirmar, mas vou: eu gosto dos meus pais como se fossem um pedaço de mim e assim como toda minha família.
      Eu acredito em Deus como acredito em meus pais, portanto Deus é como se fosse  meu pai. Eu sou um menino como outro qualquer: tímido e brincalhão. Sou muito feliz e sou mais feliz ainda quando passo de ano, quando vou a lugares bonitos. Eu não gostaria de ter mais nada, o que eu queria já tenho:  o amor. Se eu pudesse, eu faria com que o mundo vivesse em paz.
      Bom, vocês viram que a história sobre mim é longa, por isso paro por aqui. Tchau.
                                                                Fábio de Souza, 11 anos